Iris Bigarella, 99 anos, propõe caminhos para chegar aos 100 em harmonia
A curitibana Iris K. Bigarella comemorou 99 anos em agosto último numa condição ainda rara, mas que tende a ir crescendo com o tempo: numa forma invejável. Tanto é que a ocasião serviu para o lançamento de seu livro Chegando Feliz aos Cem Anos – História de uma Apaixonante Jornada (Editora Chiado), uma síntese dos aprendizados que acumulou ao longo de tantas décadas de vida e deseja passar aos leitores.
Uma característica que salta aos olhos na vida de Iris é sua vontade permanente de conquistar conhecimentos. Ela fez faculdade numa época em que era muito raro ver mulheres no ensino superior. Casou-se, teve três filhos, cinco netos e seis bisnetos – um motivo de muita felicidade para ela, ressalta –, mas não parou de estudar, inclusive viajando para participar de workshops, vivências e retiros.
Entre suas áreas de interesse estão poesia, história, geografia, antropologia e psicologia analítica. Artista autodidata, ela tem várias exposições coletivas e individuais no currículo. E ainda é uma ativista ambiental, um interesse compartilhado com o falecido marido, João José Bigarella, referência internacional em geologia e geociências.
Além de pôr a cabeça sempre para funcionar e fazer meditação, Iris zela por seu lado físico: pratica pilates, tai chi chuan, fisioterapia, faz caminhadas e cuida bem da alimentação. Sua vida teve momentos tristes, como ocorre para todas as outras pessoas, mas o preparo interior adquirido permite superá-los e apreciar mais as conquistas e os ensinamentos. O resultado de tudo isso é um belíssimo exemplo a ser conhecido, acredita a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *