Os tesouros gastronômicos de BH, Belém, Florianópolis e Paraty
Muitas cidades brasileiras são sinônimo de boa gastronomia, mas vale a pena prestar atenção em quatro delas, integrantes da Rede Cidades Criativas da Unesco. Uma visita a elas não pode dispensar esse atrativo, recomenda a GRIZZ. Confira:
Belo Horizonte – Certeza de cerveja gelada, boa cachaça e comida farta, a capital mineira tem 28 bares por quilômetro quadrado e é a origem de um festival hoje conhecido no país, o Comida di Buteco. Uma visita aos vizinhos Mercado Central e Velho Mercado Novo dá uma ideia do fabuloso potencial gastronômico de BH.
Belém – Lar do Mercado Ver-o-Peso, a capital do Pará é referência em pratos típicos e ingredientes da região Norte, como o pato no tucupi, o tacacá, a maniçoba e, é claro, o açaí. Festivais têm estimulado o turismo gastronômico na cidade, como o Gastronomia das Ilhas, realizado na Ilha de Combu.
Florianópolis – A capital catarinense se notabiliza pela culinária ligada a peixes e frutos do mar. São imperdíveis, por exemplo, a sequência de camarão e a tainha assada. Um atrativo especial é a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra). A cidade possui ainda bons representantes da cozinha internacional, como japonesa, peruana, árabe e grega.
Paraty – Sinônimo de cachaça pelas ótimas aguardentes artesanais produzidas ali, Paraty tem pratos típicos que mesclam influências indígenas, portuguesas e africanas. Um bom exemplo deles é o Camarão Casadinho (dois camarões-rosa grandes, amarrados um ao outro e recheados com farofa). O Festival da Cachaça, Cultura e Sabores, em agosto, é uma excelente ocasião para conhecer tudo isso.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *