FUNÇÕES DO CÉREBRO PODEM ATÉ MELHORAR COM O PASSAR DOS ANOS
O avanço da idade leva a um grande declínio em todas as nossas habilidades mentais, certo? Errado. Uma nova pesquisa do Centro Médico da Universidade de Georgetown (EUA), publicada na revista Nature Human Behavior, mostra que duas funções cerebrais essenciais, de orientação e executiva – as quais nos permitem prestar atenção em novas informações e focar no que é importante em uma determinada situação –, podem de fato melhorar em maduros. Essas funções são a base de aspectos críticos da cognição, como memória, tomada de decisões e autocontrole e até mesmo orientação espacial, matemática, linguagem e leitura.
O estudo envolveu três redes de atenção (atencionais) do cérebro: de alerta, de orientação e executiva. A rede de alerta é caracterizada por um estado de vigilância e preparação reforçadas para responder às informações que chegam. A de orientação envolve transferir recursos do cérebro para um local específico no espaço. A executiva inibe a distração ou informações conflitantes, permitindo que nos concentremos no que é importante.
Na pesquisa, só a primeira rede decaiu com a idade. As outras, de orientação e executiva, podem melhorar com a prática ao longo da vida, e os ganhos disso podem ser até suficientes para compensar outros declínios neurais. Segundo os cientistas, a novidade deverá resultar em melhorias clínicas, inclusive para pacientes com moléstias do envelhecimento, como a doença de Alzheimer. Uma ótima notícia, celebra a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *