Flora Purim, aos 80 anos, tem novo álbum na praça
Um dos nomes mais importantes do jazz brasileiro, esposa do também famoso percussionista Airto Moreira, a cantora Flora Purim saiu do país em 1964, com o golpe militar, e desenvolveu uma premiada carreira internacional. Os dois fizeram parte, por exemplo, do Return to Forever, icônico grupo de jazz-rock liderado pelo pianista Chick Corea. Ela também trabalhou com o trumpetista Dizzy Gillespie, o tecladista George Duke e o guitarrista Carlos Santana.
Flora completou 80 anos em março, está de volta – temporariamente – ao Brasil, morando em Curitiba com Airto, e comemora a entrada na oitava década de vida com um novo álbum de estúdio: If You Will. No trabalho – o primeiro desde Flora’s Song, de 2005 –, Airto Moreira comparece na percussão e há faixas com Corea, falecido no ano passado (“500 Miles High”), e Duke (a faixa-título). O álbum contém, na definição de Flora ao jornal The New York Times, sua “abordagem bruta brasileira”, um mergulho no passado e uma investigação sobre o presente.
De acordo com Flora, Deus não lhe deu o dom de cantar por acaso, e o que está acontecendo no mundo exige a ajuda de quem pode se manifestar. Seu novo álbum é uma resposta às mudanças globais, ao caos na política – ela diz que não pode se omitir. “Então, eu vou levar adiante, vou voltar”, declarou ao NYT. Um retorno mais que bem-vindo, comemora a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *