EXPOSIÇÃO ONLINE NO CEARÁ EXIBE DUETOS NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA
A Fundação Edson Queiroz, do Ceará, completa 50 anos em 2021 e, para celebrar a data, está promovendo uma exposição de parte do seu rico acervo instalada na Universidade de Fortaleza (Unifor), intitulada 50 Duetos. São mais de 100 obras apresentadas em duplas, com trabalhos que vão desde o século 17 até a atualidade, ressaltando novas possibilidades de interação e de interpretação. Enquanto a covid-19 impede a visita presencial, a mostra está disponível online, aqui.
O passeio virtual, narrado pela curadora Denise Mattar, percorre o espaço da mostra de sala em sala, apresentando aos visitantes os conceitos que orientam os 50 duetos e as relações – por vezes inesperadas – que fazem a ligação dos diferentes pares apresentados. No caso de Iberê Camargo e Ismael Nery, por exemplo, é a densidade dos autorretratos; no de Lasar Segall e Vik Muniz, a melancolia expressionista; no de Djanira e Portinari, as festas populares brasileiras.
A lista de nomes com trabalhos na mostra inclui ainda Adriana Varejão, Almeida Júnior, Anita Malfatti, Antonio Bandeira, Bonaventura Peeters, Cícero Dias, Cláudio Tozzi, Félix-Émile Taunay, Irmãos Campana, Frans Krajcberg, Geraldo de Barros, Leda Catunda, León Ferrari, Mariana Palma, Maciej Babinski, Mira Schendel, Raoul Dufy, Salvador Dalí, Sebastião Salgado, Tarsila do Amaral e Tomie Ohtake. Vale a pena percorrer a mostra e conhecer essa visão diferenciada sobre as obras apresentadas.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *