EXPOSIÇÃO NO RIO HOMENAGEIA VIDA E OBRA DE ZIRALDO
Fechado por vários meses devido à covid-19, o Museu Histórico Nacional, no centro do Rio de Janeiro, reabriu suas portas em novembro de 2021, o ano anterior ao seu centenário. Para já entrar nas comemorações, seu primeiro evento homenageia a obra de alguém que celebra 90 anos também em 2022: o cartunista e escritor Ziraldo, um dos mais importantes do Brasil.
Em “Terra à vista e pé na tábua”, os visitantes viajam da época do “descobrimento” do Brasil por Pedro Álvares Cabral à era espacial, por meio de uma combinação de obras do artista conceitualmente ligadas às coleções do museu via códigos QR dispostos ao longo da cenografia.
No pátio Minerva, na entrada, há painéis com referência a livros gigantes, em tamanhos variados, contendo imagens marcantes de Ziraldo. Na Sala 1, a Área Caravela fala do “descobrimento” do Brasil, com toques do Menino Maluquinho, e o Espaço Imprensa aborda a chegada de Ziraldo ao Rio de Janeiro e o início da conquista de seu público.
A Sala 2 contém a Área Lua – nosso satélite natural é cenário para o maior best seller de Ziraldo, Flicts. Na combinação de astronave com espaço sideral, ela apresenta originais e livros relativos ao tema. A Sala 3, Universo Ziraldo, apresenta a galeria de seus personagens e uma simulação de seu estúdio de trabalho, com livros, estantes. Na TV da parede, Ziraldo conversa com o visitante enquanto desenha, num documentário de 1975.
Há muitas outras atrações em exibição. A mostra fica em cartaz até 20 de fevereiro de 2022, e a GRIZZ recomenda: quem estiver no Rio de Janeiro até lá não pode perder.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *