Exposição no Rio de Janeiro apresenta obras de Portinari raramente vistas
Até o dia 12 de setembro, os prateados cariocas e visitantes do Rio de Janeiro terão a oportunidade de apreciar uma rara coletânea de obras de um de nossos maiores artistas plásticos, o paulista Cândido Portinari: a exposição Portinari Raros, em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil, na região central da cidade, apresenta 54 telas pouco conhecidas ou nunca exibidas em público (como o quadro “A Morte Cavalgando”, de 1955, que ilustra este texto).
Portinari foi um artista extremamente prolífico: produziu aproximadamente 5 mil obras. Para tanto, aventurou-se por diferentes estilos, como o cubismo e o impressionismo, e a mostra procura dar um panorama dessa trajetória. A variedade temática das obras apresentadas está dividida em sete núcleos temáticos: Fauna, Paisagens Acidentais, Desenhos, Infância, Carajá, Balé e Flores. Além das telas, a exposição traz gravuras, quadros, figurinos e a única cerâmica criada por Portinari, denominada Menino Soltando Pipa.
Portinari Raros concentra-se em trabalhos de coleções particulares e obras comumente não associadas ao artista, mas quem quiser ver trabalhos mais conhecidos tem a opção de visitar a instalação Carrousel Raisonnée – um painel que exibe, em ordem cronológica, todas as suas obras catalogadas. O problema é a duração: ver tudo que é mostrado exige quase nove horas.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *