Evitar quedas é perfeitamente possível. Veja como
Existem vários motivos para os maduros sofrerem quedas, como problemas cognitivos, visuais e auditivos, depressão, ansiedade, dor, perda de massa e força musculares, redução da mobilidade, deformidades nos pés e uso de várias medicações. Mas cair não deve ser visto pelos 60+ como algo normal, e manter-se ativo e praticar exercícios físicos é o caminho para minimizar esse risco.
Entre seus benefícios, a atividade física não apenas ajuda na estabilidade corporal como reduz os impactos do processo de envelhecimento e previne fraturas, perdas cognitivas e doenças crônicas, além de preservar a capacidade funcional e ampliar a qualidade de vida.
Para quem ainda não tem uma preferência, exercícios como hidroginástica, caminhada, alongamento, musculação e dança estão entre os indicados. Entre outras sugestões de especialistas estão exercícios multimodais (conjunto de exercícios que abrangem fortalecimento, treino de direções, marcha e dupla tarefa, alongamentos e trabalhos para atenção, função executiva e orientação espacial), que estimulam o equilíbrio corpóreo (por exemplo, pilates, ioga, tai chi chuan, treinos com bola, prancha e cama elástica), funcionais e com enfoque no abdômen (associados aos músculos das regiões abdominal, lombar e pélvica) e proprioceptivos (que trabalham a percepção ou sensibilidade da posição, deslocamento, estabilidade, peso e distribuição do próprio corpo). Faça sua escolha e movimente-se, recomenda a GRIZZ, sempre que possível com ajuda profissional.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *