Estudo revela benefícios do suco de laranja para a saúde intestinal
Estudo realizado pelo Centro de Pesquisa em Alimentos da Universidade de São Paulo (USP) descobriu que o consumo regular de suco de laranja não apenas promove benefícios significativos para a saúde intestinal, mas também pode ajudar na prevenção de doenças crônicas.
Ao acompanhar voluntários por dois meses, a pesquisa revelou que o consumo diário desta bebida modifica a microbiota intestinal (conjunto de micro-organismos, como bactérias, que auxiliam na digestão de alimentos) e melhora a metabolização dos compostos bioativos da fruta, associados à redução de processos inflamatórios. Os resultados foram publicados na revista científica Food Research International.
Benefícios do suco de laranja na saúde intestinal
O estudo com 46 voluntários saudáveis que consumiram suco de laranja pasteurizado duas vezes ao dia mostrou que houve uma redução na diversidade de metabólitos (resíduos que sobram após o organismo aproveitar a parte útil dos alimentos) excretados após o período de intervenção, indicando uma alteração na microbiota intestinal. Isso favoreceu a metabolização de flavanonas, compostos bioativos da laranja conhecidos por seus benefícios anti-inflamatórios e cardiovasculares.
Além disso, o consumo regular de suco de laranja melhorou a interação entre a dieta e a microbiota, facilitando a liberação de metabólitos que ajudam na proteção contra doenças crônicas.
Benefícios para maduros
Camille Pereira Coutinho, nutricionista e autora do estudo, ressalta que a alimentação tem um grande impacto na saúde gastrointestinal, principalmente dos maduros, que costumam ter maior permeabilidade intestinal. “Nosso intestino é como um filtro que permite a entrada de determinados componentes adquiridos pela alimentação no corpo. Porém, conforme envelhecemos, a permeabilidade intestinal aumenta. Então o que nós comemos acaba tendo mais contato com o sangue e todo o sistema circulatório. O interessante é que o suco de laranja está atrelado à diminuição da permeabilidade intestinal”, afirma a pesquisadora.
Além disso, novos estudos publicados em periódicos como o Nutrients e Nutrition Reviews exploraram outros benefícios, como redução do colesterol “ruim”, controle da glicose e da insulina, aumento da capacidade antioxidante, entre outros benefícios.
A partir desses estudos, a GRIZZ aconselha incluir na dieta o suco de laranja e alimentos saudáveis que possam contribuir com uma vida plena.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *