ENGENHARIA SOCIAL: O QUE É E COMO EVITAR AS ARMADILHAS DIGITAIS
Você já ouviu falar em engenharia social? Não, não se trata de estratégias ou políticas para promover causas sociais ou minimizar desigualdades em nosso país. É, na verdade, uma prática antiga, baseada em técnicas psicológicas, e consiste basicamente em manipular pessoas e até mesmo empresas para atingir o que se quer.
Na era digital, engenharia social é entendida como as artimanhas usadas por criminosos da internet para, entre outros delitos, acessar dados pessoais, inclusive senhas bancárias e números de cartões de crédito. E os seniores estão, nessa época forçada de isolamento social e aumento das conexões virtuais e telefônicas, entre as maiores vítimas desses crimes.
Segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), até setembro de 2020, durante o período de quarentena, o número de golpes contra pessoas idosas aumentou 60% (link). Todo cuidado é pouco contra as armadilhas cibernéticas e, para ajudar, a Febraban preparou uma cartilha especial para evitá-las. Vale conferir aqui.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *