Empreendimentos lançam um novo olhar sobre o turismo rural
Uma pesquisa mundial da Mastercard revelou uma mudança importante no setor de turismo: 81% de seus entrevistados não querem simplesmente visitar locais diferentes – eles procuram experiências em que aprendam coisas novas. O Brasil ainda não está muito preparado para essa nova tendência, mas ela já pode ser vivenciada em alguns locais. A Serra da Mantiqueira e o Vale do Paraíba integram essas experiências de turismo rural, como descreveu recentemente o jornal O Estado de S.Paulo.
O empreendimento Entre Vilas, em São Bento do Sapucaí (SP), é um desses lugares. Ali, o agrônomo Rodrigo Veraldi concilia a fazenda, que produz mais de 30 espécies de frutas vermelhas, macieiras, lúpulo, wasabi, trufas brancas, com um centro de pesquisa de novas espécies, uma vinícola e um restaurante e hospedagem. Veraldi também é chef e prepara os pratos que oferece no cardápio semanalmente usando itens produzidos ali mesmo – um exemplo vivo do trajeto do alimento do campo à mesa.
A Zalaz, situada na fazenda de Fabricio Almeida em Paraisópolis (MG), começou como cervejaria artesanal. Hoje é possível, além de visitar a cervejaria, fazer um tour pela fazenda e apreciar uma refeição com produtos dali mesmo no restaurante.
Outra opção é a Lano-Alto, em São Luiz do Paraitinga (SP), uma “fazenda experimental” gerenciada desde 2016 pelo casal Paulo Lemos e Yentl Dalanhesi. Ali são produzidos vários derivados do leite, fermentados e bebidas destiladas. O visitante pode participar de degustação, workshops e visitas técnicas ligadas ao plano de negócios do empreendimento. São iniciativas que vale a pena conhecer, recomenda a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *