EM DESENVOLVIMENTO NO JAPÃO, TERAPIA PODE DEVOLVER DENTES À BOCA
Pessoas que perderam dentes poderão ter, no futuro, uma oportunidade de recuperá-los. A perspectiva foi aberta por uma descoberta surpreendente de pesquisadores japoneses: um anticorpo para o gene associado à sensibilização uterina-1, ou USAG-1, pode estimular o crescimento de dentes em camundongos que sofrem de agenesia dentária, ou seja, a ausência congênita de dentes. Um artigo sobre o achado foi publicado na revista norte-americana Science Advances.
A boca normal de um adulto tem 32 dentes. Cerca de 1% das pessoas apresenta, porém, mais ou menos dentes por causa de doenças congênitas. Os cientistas exploraram as causas genéticas de casos com muitos dentes como pistas para a regeneração dentária em adultos. Segundo Katsu Takahashi, professor sênior da Escola de Medicina da Universidade de Kyoto e um dos principais autores do estudo, já foram identificadas as moléculas fundamentais para o desenvolvimento do dente.
Os cientistas sabiam que suprimir o gene USAG-1 beneficia o crescimento dentário. Como fazer simplesmente isso causa diversos problemas no corpo, eles decidiram estudar os efeitos de vários anticorpos monoclonais no gene. Um deles foi testado com sucesso em camundongos, e a seguir com furões (animais que, como nós, têm duas dentições ao longo da vida).
Os pesquisadores estão otimistas quanto à aplicação da terapia em seres humanos. Para quem precisa, especialmente os que chegaram à vida madura, seria mesmo ótimo livrar-se de implantes e outras medidas do gênero. E, claro, melhorar a qualidade de vida.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *