ELIE HORN, O NOME BRASILEIRO NA LISTA DE BILIONÁRIOS DOADORES
Filantropia é um costume enraizado nos Estados Unidos, e foi dos megarricos norte-americanos Warren Buffett e Bill Gates que veio uma das mais conhecidas iniciativas recentes nesse sentido: o programa Giving Pledge, criado em 2010 para incentivar outros bilionários a doar em vida pelo menos metade da sua fortuna para causas sociais.
Por enquanto, o Brasil só tem um integrante nessa lista: Elie Horn, 77 anos, fundador da Cyrela, umas das maiores incorporadoras de imóveis de alto padrão do Brasil. Ele e sua mulher, Suzy, entraram para o programa em 2015, por afinidade natural com a iniciativa – 60% de seu patrimônio já foi doado.
Nascido em Aleppo, na Síria, Elie aprendeu a caridade com seu pai, Raphael Horn, que em vida teria vários motivos para pensar no sentido oposto. Quando o fundador da Cyrela ainda tinha 8 anos, Raphael foi à falência no Líbano, onde moravam então. Tiveram de deixar o país e passaram pela Itália antes de chegar ao Brasil. Aqui, o pai reergueu-se, enriqueceu – e acabou por doar tudo. “Sem caridade, a vida não tem sentido” – eis a lição que Elie assimilou para toda a existência.
Pai de três filhos e avô de cinco netos, o empresário acredita ter passado essas ideias para as gerações seguintes. Elogia o aumento de doações no Brasil durante a pandemia, mas alerta: doar é algo para fazer o tempo inteiro, não apenas na dificuldade. E lamenta não ter convencido outros brasileiros a aderir ao Giving Pledge. Mas adverte: “Estou lutando, não vou desistir”. A GRIZZ apoia essa insistência.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *
Comentários
Hilton Sena
Como é bom ser um LEITOR, daí existe à colocação bastante pertinente : Para SABER, tem quê LÊ, com isto fico felicíssimo, em conhecer via leitura, uma pessoa digna de AMOR AO SEU PRÓXIMO, no caso o Elie Horn, homem de outra nação, mais de CORAÇÃO ABERTO, para o MUNDO de ajuda aos mais necessitados em nosso PLANETA TERRA !
Onde está doando suas riquezas infinitas, repito ao nosso próximo, principalmente aos mais necessitados, neste Mundo, onde ele diz : Sem caridade ao seu PRÓXIMO, Á VIDA NÃO TEM SENTIDO E NÃO LEVA À NADA ! Prova que no Mundo ainda tem pessoas BOAS !
grizzblog
Olá, Hilton, obrigado pelo seu comentário e por seguir a GRIZZ. Abraço.