Ecoturismo: Brasil é o destino campeão do mundo, segundo a Forbes
Quando o assunto é ecoturismo, o Brasil é imbatível, apesar dos maus-tratos ao ambiente observados nos últimos anos. Uma pesquisa realizada pela plataforma Forbes Advisor (ligada à versão britânica da revista Forbes) colocou o nosso país como o primeiro colocado num ranking de 50 nações.
A classificação é justificada por fatores como grande número de plantas e animais, índices de espécies protegidas, áreas de reservas, número de Patrimônios Naturais da Humanidade segundo a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), taxas de emissões de carbono per capita e o “desempenho ambiental” relacionado a itens como qualidade do ar e esforços de proteção ambiental, os quais parecem ter voltado depois de um período de abandono.
A lista de países analisados parece pequena, mas passou por uma depuração a partir do site travelsafe-abroad.com, que analisa os destinos em relação a riscos de assaltos e furtos, violência contra mulheres viajantes, insegurança de transporte via táxi, desastres naturais e terrorismo. Os países considerados inseguros pelo site são rotulados como “zonas vermelhas”; o Brasil está na “zona amarela”. Os classificados como “zona verde” são considerados os mais seguros.
A seguir, confira os três primeiros colocados na lista (veja a relação completa aqui). Todos merecem uma atenção especial quando você for partir para uma viagem ecoturística, recomenda a GRIZZ.
1) Brasil (94,9 pontos em 100 possíveis no Ecotourism Index Score) – País com maior biodiversidade de todos os destinos pesquisados, possui – mesmo com o desmatamento observado na Amazônia – mais de 43 mil espécies de animais e plantas diversas. Cerca de 30% de seu território está protegido, uma área que inclui oito Sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco. Entre eles a publicação destaca o Complexo de Conservação da Amazônia Central (na foto, o Parque Nacional de Anavilhanas), que protege espécies ameaçadas, como o peixe-boi amazônico e o jacaré-açu.
2) México (86 pontos) – O país da América do Norte é o lar de 29 mil espécies de animais e plantas, das quais 115 são protegidas. Mesmo tendo cerca de 25% do tamanho do Brasil, o México detém um número igual de Patrimônios Mundiais Naturais da Unesco. Entre eles estão as 244 áreas costeiras, ilhas e ilhotas no Golfo da Califórnia, habitat de 39% dos mamíferos marinhos do mundo.
3) Austrália (84 pontos) – Único país entre os cinco primeiros localizado fora das Américas, a Austrália se destacou por sua classificação de desempenho ambiental. É detentora de 16 Sítios do Patrimônio Mundial Natural da Unesco (o número mais alto de todos os países pesquisados), entre os quais se sobressai a Grande Barreira de Corais, a maior coleção de recifes de corais do mundo. Cerca de 20% da massa terrestre da Austrália é protegida, assim como 101 de suas 27 mil espécies de animais e plantas.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *