Dieta dos vikings traz resultados benéficos para o organismo
Os benefícios da dieta mediterrânea para a saúde são bem conhecidos, mas há outro sistema alimentar na Europa que também merece atenção nesse sentido. Um estudo recente publicado na revista Clinical Nutrition mostrou que a chamada dieta nórdica – típica da Dinamarca, da Escandinávia e da Islândia, e baseada sobretudo no consumo de frutas vermelhas, vegetais, peixes e grãos integrais – reduz os níveis de açúcar e colesterol nocivo no sangue e o risco de doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2. Esse resultado é obtido independentemente de a pessoa perder peso ou não. (Mas, a propósito, a dieta também ajuda a prevenir a obesidade.)
A equipe internacional chefiada por Lars Ove Dragsted, da Universidade de Copenhague (Dinamarca), examinou amostras de sangue e urina de 200 pessoas com mais de 50 anos, todas com índice de massa corporal (IMC) alto e risco aumentado de diabetes e doenças cardiovasculares. Enquanto um grupo recebia alimentos de acordo com as recomendações dietéticas nórdicas, outro servia como controle, seguindo sua alimentação habitual. Após seis meses, o grupo que adotou a dieta nórdica apresentou níveis mais baixos de colesterol e de gordura saturada e insaturada no sangue e melhor regulação da glicose, em comparação com o grupo controle.
Os pesquisadores notaram um curioso efeito benéfico para o corpo nas gorduras presentes nessa dieta, mas ainda não sabem por que isso ocorre. Enquanto novas pesquisas procurarão explicar o mistério, fica a sugestão da GRIZZ: vale a pena experimentar a dieta das terras dos vikings.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *