Dicas para a casa dos maduros ficar ainda mais segura
Vários detalhes, de cuidados simples a recursos tecnológicos, tornam um lar seguro para os maduros que vivem com limitações físicas. A GRIZZ mostra aqui algumas dicas nesse sentido passadas em matéria do Washington Post:
1) Portas e pisos – Para quem tem artrite, maçanetas de alavancas são preferíveis às redondas. Opte por portas deslizantes em vez de basculantes ou giratórias. Tapetes antiderrapantes devem ser postos nos pisos polidos; invista também em azulejos antiderrapantes.
2) Iluminação – A iluminação deve compensar a perda de luz que chega às retinas dos prateados. Cores diferentes de degraus deixam as escadas mais visíveis.
3) Banheiro – Corrimãos ou barras de apoio são indicados no vaso sanitário e no box. Pintar a parede do vaso destaca-a do restante. Um assento ajuda bem na hora do banho.
4) Sala – Prefira cadeiras ajustáveis. É bom evitar as mesas de vidro, cujos cantos pontiagudos e bordas são mais difíceis de ver.
5) Cozinha – É indicado usar utensílios mais leves. Os micro-ondas devem ficar na altura dos olhos. O desligamento automático de forno ajuda a prevenir incêndios.
6) Quarto – A altura adequada da cama é de 53 centímetros. O criado-mudo ou a mesa de cabeceira devem ter área suficiente para acomodar óculos, remédios, um copo e uma lâmpada de leitura. Invista em cortinas ou persianas que escureçam o ambiente e sejam acionáveis por controle remoto.
7) Tecnologia – Toda a tecnologia doméstica deve estar sempre atualizada: internet de alta velocidade, smartphones, acesso a mídias sociais e serviços de mensagens. Um recurso como assistente de voz pode ajudar com lembretes sobre os remédios a tomar.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *