Dia do Filósofo: o exemplo inspirador de Marilena Chaui, 83
Comemorado em 16 de agosto no Brasil, o Dia do Filósofo homenageia os profissionais que se dedicam aos estudos da filosofia, explorando questões sobre a existência humana, natureza, ética, política e religião – áreas do pensamento e da ciência fundamentais para a sociedade. Para lembrar a data, a GRIZZ lembra um dos maiores nomes da filosofia brasileira, a prateada Marilena de Souza Chauí, que continua plenamente ativa aos 83 anos (a serem completados em setembro) e é professora de História da filosofia Moderna na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP).
No dia 6 de junho, ela foi o destaque da entrega do prêmio Jabuti Acadêmico, realizada no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, ao vencer em duas categorias – filosofia e divulgação científica – com o volume 3 de sua obra máxima, “Introdução à História da Filosofia“, amplamente utilizada nos estudos da disciplina dentro das escolas. O novo livro, editado pela Companhia das Letras, aborda “A Patrística – Introdução ao nascimento da filosofia cristã”.
Conheça Marilena Chauí, filósofa brasileira
Marilena Chauí, nascida em Pindorama, São Paulo, em 1941, interessou-se pela filosofia no ensino médio e ingressou no curso de filosofia da USP em 1960. Ela concluiu a graduação em 1965, o mestrado em 1967, e o doutorado em 1971, focando no pensamento de Baruch Spinoza. Em 1977, tornou-se livre-docente com uma tese sobre Spinoza e, em 1987, assumiu o cargo de professora titular de filosofia na USP.
Reconhecida internacionalmente, Marilena recebeu títulos de doutora Honoris Causa de diversas universidades e é uma das filósofas mais respeitadas no campo da filosofia moderna. Além de lecionar, ela é presidente da Associação Nacional de Estudos Filosóficos do século XVII e conhecida por sua escrita acessível, sendo amplamente utilizada em estudos acadêmicos e redações.
Filosofia em tom didático
Os livros de Marilena Chauí são referências didáticas para o estudo introdutório da filosofia, analisando temas como a dominação ideológica, o autoritarismo das elites, a burocratização, a massificação cultural e a mercantilização da educação, sempre alinhadas à realidade nacional. Suas obras, como “O Que é Ideologia”, “Convite à Filosofia” e “Iniciação à Filosofia”, promovem uma reflexão social e autoconsciente, facilitando a compreensão crítica de discursos autoritários e ideológicos.
Frases e pensamentos
“Os animais são seres naturais, os humanos, seres culturais.”
“Sabemos que os poderosos têm medo do pensamento, pois o poder é mais forte se ninguém pensar, se todo mundo aceitar as coisas como elas são, ou melhor, como nos dizem e nos fazem acreditar que elas são”.
“A democracia é a atividade criadora dos cidadãos e aparece em sua essência quando existe igualdade, liberdade e participação”.
A trajetória de Marilena Chauí exemplifica o papel crucial da filosofia na compreensão e crítica das estruturas sociais e ideológicas que moldam a sociedade. No Dia do Filósofo, celebrar seu legado é considerar a importância da formação de indivíduos reflexivos e conscientes. Seu trabalho continua a inspirar novas gerações, reafirmando a relevância da filosofia em tempos de mudanças e desafios contemporâneos, como a valorização da longevidade.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *