Conheça as diferenças nos riscos de perda auditiva entre homens e mulheres na terceira idade
A perda auditiva, conhecida como presbiacusia, é uma das alterações fisiológicas comuns na terceira idade decorrentes do envelhecimento. No entanto, estudos recentes mostram que os riscos variam significativamente entre homens e mulheres.
A pesquisa foi publicada na PLOS ONE, por pesquisadores da Coreia do Sul. O objetivo era entender melhor os fatores associados à perda auditiva e como o gênero poderia influenciar nesses fatores.
Fatores de risco para homens e mulheres
Os pesquisadores examinaram dados de saúde de 2.349 participantes com mais de 60 anos, incluindo testes de composição corporal e audiometria básica. Análises estatísticas adicionais foram realizadas para identificar os fatores mais associados ao risco de perda auditiva em homens e mulheres.
O estudo revelou que, entre os homens, o baixo peso era um fator de risco para a perda auditiva. Em contraste, tanto a obesidade quanto o baixo peso aumentavam o risco de presbiacusia nas mulheres. Além disso, outra diferença observada foi em relação ao tabagismo: fumar elevou o risco de perda auditiva apenas nos homens.
Para as mulheres, a menstruação também parece influenciar: aquelas que menstruaram pela primeira vez mais cedo apresentavam menor probabilidade de desenvolver perda auditiva mais tarde na vida. Isso sugere um possível efeito protetor do hormônio estrogênio, ligado à ovulação, contra a presbiacusia.
Saúde na terceira idade: prevenção e tratamento
Os pesquisadores acreditam que seu estudo pode auxiliar médicos a considerar tabagismo, peso e histórico menstrual como fatores de rastreamento para perda auditiva. No entanto, mais pesquisas são necessárias para confirmar esses resultados.
Eles também enfatizam a importância da prevenção da perda auditiva, mesmo quando relacionada ao envelhecimento.
Além das constatações desse estudo, a GRIZZ separou as principais medidas para prevenir a perda auditiva, as quais valem para qualquer gênero, segundo o Ministério da Saúde:
- Evitar exposição a ruídos altos.
- Usar fones de ouvido com volumes moderados.
- Manter as orelhas secas.
- Tratar infecções corretamente.
- Evitar o uso de cotonetes, pois podem danificar partes sensíveis do ouvido e causar perda auditiva.
- Consultar regularmente um otorrinolaringologista.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *