Como viver uma maturidade saudável? Estudo dá pistas
Quais são as chaves para chegar a uma idade avançada com a saúde ideal? Um estudo publicado na International Journal of Environmental Research investigou mais de 7 mil canadenses de meia-idade e prateados por cerca de três anos para responder à questão.
Os pesquisadores selecionaram participantes que estavam com saúde excelente no início do estudo. Isso incluía a ausência de: problemas de memória ou dor incapacitante crônica; qualquer doença mental grave; deficiências físicas que limitassem as atividades diárias. Os participantes também contavam com apoio social adequado e altos níveis de felicidade e satisfação com a vida.
Os cientistas descobriram que os participantes do gênero feminino casados – fisicamente ativos e não obesos, que nunca fumaram, tinham renda mais alta e não sofriam de insônia, doença cardíaca ou artrite – eram mais propensos a manter uma saúde excelente no período do estudo e menos propensos a desenvolver problemas cognitivos, físicos ou emocionais incapacitantes.
Quem apresenta peso normal tem 24% mais chances de chegar a idades avançadas na forma ideal do que os obesos. A renda também se destaca: apenas cerca de 50% das pessoas abaixo da linha da pobreza ganha idade de forma ideal, ante 75% das pessoas acima da linha da pobreza.
Sem surpresas, maduros que praticam atividade física moderada a puxada têm 35% a 45% mais chances de ganhar idade com qualidade, respectivamente. E quem nunca ou raramente apresentava problemas de sono no início tinha 29% mais chances de manter uma saúde excelente durante o estudo. A GRIZZ pergunta: você se encaixa nessas condições?
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *