Como a natação traz vantagens para o corpo e a mente
O avanço da idade acarreta uma queda da aptidão aeróbica – a capacidade da pessoa de fazer exercícios físicos com intensidade moderada e longa duração. Isso pode ser notado em diferentes esportes, mas certamente não ocorre na natação. Nadar não apenas reduz essa deterioração: suas vantagens incluem diminuir os riscos de doenças cardiovasculares e aumentar o bem-estar, lembra matéria publicada no jornal O Estado de S.Paulo.
A natação tem algumas características diferenciadas. Para começar, dentro da piscina ou do mar, o corpo humano sofre uma pressão do meio aquático maior do que a sentida no meio terrestre. Isso altera a função respiratória, de modo que há um incremento da atividade inspiratória, observa Marcelo Papoti, professor da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (USP). O resultado disso é um aumento na capacidade respiratória.
Nadar também acarreta um impacto bem menor nas articulações, uma vez que os membros inferiores são pouco acionados, acrescenta Papoti. E melhora o desempenho motor e cognitivo (a explicação para isso ainda não foi descoberta).
O professor de natação Douglas Rodrigues acrescenta que a natação ajuda ainda a ganhar músculos nos membros superiores, não tão exercitados no dia a dia quanto os inferiores. A atividade é relaxante, pois nos tira da rotina de ficar de pé ou sentados, e pode beneficiar o sono. É uma boa lista de benefícios, avalia a GRIZZ. Que tal poder desfrutar delas?
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *