Cérebro em forma: declínio cognitivo começa aos 60, mas só se você deixar
Quando começa o declínio cognitivo do cérebro? Estudos andaram apontando 20 e 45 anos, mas um trabalho recente, feito pela Universidade de Heidelberg (Alemanha) com mais de 1,1 milhão de participantes entre 10 e 80 anos, indica que o processo se inicia bem mais adiante: aos 60 anos.
A pesquisa, publicada em 2022 na revista Nature Human Behavior, envolveu um teste criado na Universidade Harvard (EUA) no qual as pessoas devem classificar determinadas palavras em categorias positivas e negativas em relação a gênero, raça e outras categorias. A partir da idade dos participantes, dos seus tempos de resposta e do acerto, os pesquisadores montaram sua análise, usando recursos de aprendizado de máquina.
Os cientistas notaram que, de fato, os participantes de 20 anos foram os mais rápidos a concluir o teste com precisão. No entanto, em termos unicamente de rapidez, os campeões estavam na faixa dos 14 a 16 anos. Essa informação levou os pesquisadores a examinar mais cuidadosamente os dados sobre as idades maiores, e concluíram que as reduções percebidas na velocidade cognitiva dessas pessoas podem ser explicadas por elas se tornarem mais cautelosas com a passagem do tempo.
Segundo o estudo, a velocidade de processamento mental parece atingir o pico por volta dos 30 anos e declina ligeiramente entre 30 e 60 anos. Portanto, se algum maduro já se via acomodado pensando que esse declínio é inevitável e começou há muito tempo, a GRIZZ recomenda rever os conceitos: exercitando o cérebro de forma constante, esse processo tem todas as condições para ser no mínimo retardado.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *