Cerca de 1/3 dos maduros 70+ praticam sexo, dizem pesquisadores
Sexo depois dos 70 é uma impossibilidade? Cerca de um terço das pessoas não pensa nem age assim, de acordo com uma pesquisa de cientistas belgas publicada na revista The Journal of Sexual Medicine. Adina Cismaru-Inescu, da Universidade de Liège, e seus colegas têm interesse na atividade sexual de idosos e como isso se relaciona com seu bem-estar. Para entenderem melhor as características da atividade sexual em pessoas dessa faixa etária, eles estudaram 511 moradores da Bélgica com 70 anos ou mais. Dos participantes, 200 estavam na casa dos 80 e 29, na casa dos 90.
Do total de participantes, 31% relataram ter sido sexualmente ativos no ano passado. A sexualidade ativa foi definida como a prática de qualquer tipo de prática sexual, incluindo relação vaginal, masturbação, sexo oral e sexo anal. Dos participantes restantes, 47% disseram ter se envolvido em atos de “ternura física” com um parceiro nos últimos 12 meses, principalmente beijos e carinhos.
No geral, segundo os pesquisadores, 74% dos participantes sexualmente ativos afirmaram ter satisfação com sua vida sexual. Dos que não eram sexualmente ativos, cerca de 60% se disseram satisfeitos com o nível de intimidade que declararam.
O estudo serve como um alerta para os profissionais de saúde sobre a sexualidade na fase madura, afirmou Cismaru-Inescu. Ela observou que, no caso de prateados que vivem em clínicas para a terceira idade, por exemplo, as equipes responsáveis por eles precisam ter em mente que as pessoas querem algum tempo sozinhas, ou seja, devem ter algum tempo de privacidade em seus quartos.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *