Casal paulistano faz bonecas de pano para doar a crianças carentes
A professora de ensino fundamental paulistana Adirce Bellinassi (foto), de 77 anos – dos quais mais de 30 foram dedicados ao magistério, até a aposentadoria em 1999 –, passou anos sofrendo com depressão. Curou-se do problema em 2015 trabalhando com artesanato: desde então, ela e o marido, Wilson Bellinassi, de 81 anos, fazem bonecas de pano, que são destinadas a crianças carentes de diversas entidades da metrópole.
Adirce lembra que, quando criança, nunca teve uma boneca, e gostaria que nenhuma criança passasse por isso. No aposento nos fundos da casa que serve de oficina, o casal já produziu cerca de mil bonecas. Os destinatários são variados: a lista inclui pacientes do Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil (Gpaci), em Sorocaba, entidades religiosas de educação infantil e alunos de ONGs que atuam com pessoas em situação de vulnerabilidade.
O casal Bellinassi leva cerca de dois dias para concluir uma boneca. Todos os custos (que atualmente giram em torno de R$ 150 por peça) são bancados por eles. Embora a produção siga um molde, cada boneca acaba ganhando uma característica só dela.
No caso das peças dedicadas ao hospital do câncer infantil em Sorocaba, por exemplo, os Bellinassi preparam bonecas “carequinhas”. Também há bonecas de pele branca ou preta, com cabelos encaracolados e lisos, dedicadas a meninas e meninos.
Adirce declarou ao repórter do jornal O Estado de S.Paulo que pretende fazer bonecas enquanto viver. A GRIZZ deseja que essa produção continue por muitos e muitos anos ainda.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *