BLUE ZONES: OS LOCAIS ONDE SE VIVE MAIS E MELHOR NO PLANETA
Quais são os lugares onde se vive mais e com mais saúde no mundo? A busca por essa informação começou na virada do século, quando o astrofísico e demógrafo Michel Poulain visitou a ilha italiana da Sardenha e, ao lado do médico local Gianni Pes, mapeou as aldeias em que havia maior incidência de centenários. Em artigo publicado na revista Experimental Gerontology, eles chamaram essas áreas de blue zones.
Atraído pelo tema, o empresário Dan Buettner ampliou em 2005 a pesquisa para outros locais do mundo, num projeto patrocinado pela National Geographic Society.
Hoje em dia, Blue Zones é um site de Buettner (com participação de Poulain) com artigos e dicas sobre os cinco locais caracterizados pela longevidade no mundo e os fatores que os levam a isso. São eles: Ilha de Ikaria (Grécia); Sardenha (Itália); Cidade de Loma Linda (Califórnia, EUA); Ilhas de Okinawa (Japão); Península de Nikoya (Costa Rica).
Foram constatados alguns denominadores comuns entre as Blue Zones. Confira:
1) Não por escolha própria, essas comunidades vivem como populações isoladas, com um conjunto genético relacionado;
2) Em seu dia a dia, a população se envolve em atividade física moderada constante (cuidar do jardim ou do quintal, por exemplo);
3) As relações familiares são muito importantes;
4) A dieta inclui muitos vegetais, como legumes;
5) Fumantes são exceção;
6) Há um forte senso de engajamento social que mobiliza pessoas de todas as idades.
A GRIZZ recomenda uma visita ao site para mais informações. Esse é um tema que só ganha importância com o passar do tempo.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *