Balé, uma atividade ótima para o corpo e a mente dos maduros
Existe idade para começar a fazer balé? Muita gente se habituou a pensar em bailarinas e bailarinos treinando desde crianças, mas é possível, sim, começar a ter aulas de balé a qualquer idade, e aumenta o número de pessoas 50+ que tem procurado cursos na área, em busca de satisfação, bem-estar e saúde.
Praticar balé alonga e fortalece a musculatura do corpo, ajudando a evitar a perda muscular. Em depoimento a O Estado de S.Paulo, Fernando Zikan, diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) que dança e cuida de bailarinos do Teatro Municipal do Rio há 17 anos, disse que o balé auxilia também a manter o peso e evita o surgimento de problemas como dores articulares, artrite e artrose, além de estimular a circulação do sangue e do oxigênio nas veias e prevenir o desenvolvimento de varizes e edemas.
A psicóloga Ana Carolina del Nero, que pratica balé desde 2012, salienta a possibilidade que esse tipo de dança oferece para a construção de novos círculos sociais para os maduros. O balé é ótimo também para a memória e ajuda o praticante a conhecer melhor o seu corpo.
A onda de interesse dos prateados pelo balé abrange tanto mulheres como homens e não tem restrições quanto a peso. O roliço ator e músico Leo Jaime, de 62 anos, por exemplo, venceu a versão de 2018 do quadro Dança dos Famosos, do programa Domingão do Faustão, e adotou a prática a partir de então. Ele elogia os benefícios à saúde, o aumento da elasticidade corporal e a satisfação e o prazer que a atividade lhe traz. Se você tem interesse, a GRIZZ sugere: por que não experimentar?
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *