Anda esquecido? Veja algumas dicas para não perder coisas
Esquecer coisas pode, sim, ser sinal de algo mais sério, mas na maioria das vezes é simples distração – o resultado de pôr essas coisas automaticamente em algum lugar enquanto a atenção está focada em outra tarefa. A GRIZZ apresenta a seguir uma seleção de dicas para superar esse problema apresentadas em artigo publicado no Washington Post:
1) Diga o lugar em voz alta – Verbalizar o local é uma forma de prestar atenção ao momento.
2) Use a criatividade – Sublinhe esses instantes na mente associando-os a uma ferramenta mental, tipo uma rima ou paródia de música bem conhecida.
3) Tire fotos – Recorra à memória do seu celular para ajudá-lo a lembrar-se do lugar onde pôs esses itens.
4) Use sua cor favorita – Estimule a memória associando os objetos usualmente perdidos à sua cor favorita – por exemplo, ter no chaveiro, na capa do celular ou no controle da TV sempre a (digamos) cor amarela bem presente.
5) Estabeleça uma rotina – Designe uma “casa” para cada um desses itens – por exemplo, as chaves num local perto da porta de entrada, o controle da TV na mesa de centro.
6) Permaneça calmo – Se você perdeu algo, respire fundo e conceda ao seu cérebro uns dois minutos, sugere Gregory Jicha, do Centro de Envelhecimento Sanders-Brown da Universidade de Kentucky (EUA). Na maioria dos casos, esse recurso funciona.
7) Não se martirize – A frequência de episódios de esquecimento pode levar a pessoa a uma crescente irritação que acaba ampliando o problema. Esse processo deve ser interrompido o quanto antes, recomenda a professora Susan Whitbourne, da Universidade de Massachusetts (EUA).
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *