Amigos do Bem, a ONG que está transformando o sertão do Nordeste
Em visita a uma creche no início dos anos 1990, a empresária Alcione Albanesi, 60 anos, fundadora da FLC Lâmpadas, ouviu de uma mãe que, se achava que estava vendo pobreza ali, deveria ir ao sertão nordestino. Ela foi e voltou com uma imensa indignação: viu gente morando em casas de barro, sem água, sem luz, sem alimentos, sem recursos, vivendo em povoados isolados e sem ter a quem pedir ajuda. Veio daí a ideia de criar uma entidade para auxiliar essas pessoas: a ONG Amigos do Bem, fundada em 1993. A primeira ação, realizada com a ajuda de voluntários, foi levar 1.500 cestas básicas a vilarejos do Semiárido nas vésperas do Natal. A partir daí, a entidade só cresceu.
Perto de seu 30º aniversário, a Amigos do Bem é hoje o maior projeto social do Brasil: atende 150 mil pessoas em 300 povoados nordestinos e conta com cerca de 10.600 voluntários. O tempo e as necessidades ensinaram aos dirigentes da ONG caminhos para ajudar melhor essas pessoas. A Amigos do Bem estabeleceu centros de operação no sertão, criou formas de geração de emprego e renda nas localidades e ampliou seu leque de atuação: à segurança alimentar somaram-se educação, trabalho, acesso à água, moradia e saúde.
“Entendemos que a mudança só viria com o acompanhamento das famílias e a implantação de projetos recorrentes de desenvolvimento social, principalmente voltados para a educação e geração de renda”, disse Alcione, que vendeu a FLC Lâmpadas em 2014 para dedicar-se exclusivamente à Amigos do Bem. Que esse trabalho continue dando frutos por muitos e muitos anos, espera a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *