ALERTA: COMORBIDADES FRAGILIZAM PESSOAS 65+ EM CASOS DE COVID-19
É consenso que pessoas acima de 60 anos compõem um grupo de risco quanto à covid-19, mas um fator merece mais atenção ainda nessa faixa etária: a presença de comorbidades, ou a coexistência de duas ou mais doenças (como hipertensão e diabetes) no mesmo indivíduo. O alerta foi dado por um estudo da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), em São Carlos (SP), que vai ser publicado na revista Cytokine.
Os pesquisadores analisaram, em amostras de sangue coletadas, a associação entre marcadores sanguíneos de inflamação e a gravidade da doença, conforme a faixa etária dos pacientes e a presença de comorbidades. Os resultados mostraram que infectados com mais de 65 anos apresentam níveis mais elevados de dois marcadores sanguíneos, as interleucinas IL-6 e IL-10 (citocinas, mostradas na foto), em comparação com os demais pacientes.
A IL-10 está associada, independentemente, à idade e à gravidade da doença. Já no caso da IL-6, os níveis no sangue não se mostraram diretamente associados à idade. O índice de comorbidade parece ser o principal responsável. Ele está significativamente associado aos níveis de IL-6 em pessoas com 65 anos ou mais, além da gravidade da doença.
Segundo Henrique Pott-Junior, docente da UFSCar e coautor do estudo, o trabalho traz novas evidências de que a resposta inflamatória desbalanceada parece ser causada mais pelo número de comorbidades que pela idade em si. Portanto, o simples passar dos anos não significa forçosamente contrair a doença em sua forma grave.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *