Aleixo Belov, o brasileiro-ucraniano de 79 anos que vai velejar pelo Ártico
O velejador baiano nascido na Ucrânia Aleixo Belov, de 79 anos (no Brasil desde os 6 anos), não tem medo de novas e grandes aventuras. Em fevereiro, ele partiu de Salvador em seu barco para mais uma viagem grandiosa, cujo destino inicial é o Estreito de Bering, no extremo norte do Oceano Pacífico. De lá, ele tentará voltar para o Atlântico pelo Oceano Ártico via Passagem Noroeste, uma rota antes bloqueada pelo gelo que o aquecimento global está começando a viabilizar.
Na viagem, com duração prevista de um ano, o veleiro de Belov subirá pela costa brasileira e atingirá o Caribe. Lá, ele cruzará o Canal do Panamá rumo ao Oceano Pacífico e depois subirá pelo litoral da América do Norte até seu objetivo inicial, a cidade de Nome, na região do Estreito de Bering.
Belov é um navegador superexperiente, que inclusive já deu a volta ao mundo cinco vezes (em três delas sozinho). Ele inaugurou no fim de 2020 um museu marítimo que leva seu nome, em Salvador. Na atual viagem, ele está usando uma embarcação que possui seis quartos equipados com 12 camas, cozinha completa, sala de jantar e três banheiros. Entre os tripulantes fixos estão o marinheiro Osvaldino Dórea, a oceanógrafa Larissa Nogueira, o fotógrafo Leonardo Papini e a estudante Ellen Brito. Ao longo do trajeto, outros estarão a bordo por alguns trechos, como o mecânico Hermann Brinker e o engenheiro civil Maurício Pitangueiras.
Segundo Belov, a nova expedição é mais uma demonstração do amor que ele sente pelo mar. A GRIZZ está na torcida para que ele conclua com sucesso mais essa jornada.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *