A supertenista Billie Jean King chega aos 80: uma lenda dentro e fora das quadras
Quebrar paradigmas continua a fazer parte da trajetória da supertenista Billie Jean King, que em 22 de novembro completou 80 anos. E, como não poderia deixar de ser, exibindo seu talento em quadra! Vencedora de 39 Grand Slams – os quatro eventos anuais mais importantes do tênis –, dos quais 12 em simples, 16 em duplas femininas e 11 em duplas mistas, ela é uma lenda viva do tênis. Seu legado, porém, vai além das quadras.
Billie Jean King também se notabilizou pelas lutas em favor da diversidade. Ela foi uma defensora incansável da igualdade salarial entre homens e mulheres no esporte, sendo uma figura central na criação da Associação de Tênis Feminino (a WTA, na sigla em inglês) em 1973.
Foi há exatos 50 anos que ela enfrentou – e venceu – o tenista Bobby Riggs naquela que foi conhecida como a “Batalha dos Sexos”. A partida desempenhou um papel crucial na promoção da igualdade de gênero, numa época em que o feminismo ganhava contornos transformadores no mundo.
Billie Jean King também tem papel preponderante no avanço do respeito à orientação sexual. Em 1981, tornou-se a primeira atleta profissional feminina de destaque a admitir que era homossexual, após um casamento convencional terminado nos anos de 1980.
Atualmente, além de entrar em quadra para exercitar-se e manter o tônus muscular, ela continua a ser uma voz influente na luta pela igualdade, não apenas no esporte, mas também na sociedade em geral. Sua fundação, a Billie Jean King Leadership Initiative, trabalha para promover a diversidade e a inclusão, incentivando uma cultura de igualdade em todos os setores – fundamental, acredita a GRIZZ, para uma longevidade plena.
A comemoração dos 80 anos da superestrela do tênis foi discreta e, além dos backhands e forehands, ela cortou um bolo ao lado dos familiares, incluindo sua companheira, a também ex-tenista profissional Ilana Koss.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *