A inesgotável energia de George Takei, ator e ativista aos 85 anos
Quem viu a série de TV original Jornada nas Estrelas certamente reconhece o nome George Takei: ele interpretava o sr. Sulu, piloto da nave Enterprise que, comandada pelo capitão Kirk, explorava os confins do espaço. Aos 85 anos, Takei nem pensa em parar: o musical da Broadway Allegiance estreará em Londres em janeiro de 2023, e ele, astro da versão americana, repetirá seu papel na capital britânica.
Allegiance lida com a discriminação aos japoneses residentes nos EUA durante a Segunda Guerra Mundial e é inspirado nas próprias memórias de Takei (segundo a partir da direita na foto). Filho de mãe californiana de origem japonesa e de pai que cresceu no Japão, ele e sua família foram enviados a campos de concentração pouco depois do ataque a Pearl Harbor, em 1942.
A família, próspera antes do conflito, foi libertada anos depois com 25 dólares para cada pessoa e passagem de ida para sua cidade, Los Angeles. Foi outro período horrível, num dos piores bairros da metrópole californiana – mas Takei superou tudo isso, cursou a Universidade da Califórnia e obteve mestrado em teatro.
Em sua jornada, ele também teve de superar a discriminação contra gays. Takei, que tem um relacionamento com o jornalista Brad Altman de cerca de quatro décadas, só se convenceu a “sair do armário” em 2005 – para ele, já era um fardo muito pesado ser um nipo-americano. Hoje, ele é um atuante ativista LGBTQ+ e antirracismo.
A avó de Takei viveu até 104 anos, mas ele não pensa muito nisso. “Em vez de celebrar aniversários, eu celebro cada dia. Cada dia é uma dádiva”, disse ele ao The Guardian. Uma ótima dica para todos nós, considera a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *