8 dicas simples para mudar seus hábitos e ganhar mais 20 anos de vida
Muitas vezes, ter uma boa saúde não significa a obrigação de submeter sua vida a transformações radicais. Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos com mais de 710 mil veteranos entre 40 e 99 anos entre 2011 e 2019 revelou que as pessoas provavelmente viveriam mais se fizessem algumas pequenas mudanças, mesmo se adiassem a adoção desses hábitos mais saudáveis até os 60 anos. O aumento na duração da vida com essas alterações poderia superar 20 anos, estimam os pesquisadores.
A lista preparada pelos autores do estudo, apresentado em julho na reunião anual da Sociedade Americana de Nutrição, em Boston, abrange oito itens:
* Evite cigarros.
* Tenha uma boa noite de sono.
* Seja fisicamente ativo.
* Gerencie o estresse.
* Evite o consumo excessivo de bebidas alcoólicas.
* Fique longe do vício em opioides.
* Tenha relações sociais positivas.
Xuan-Mai T. Nguyen, especialista em ciências da saúde do Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA envolvida no trabalho, observou que, naturalmente, quanto mais cedo forem feitas essas mudanças, maiores os benefícios obtidos, mas há um tempo bem razoável para implementá-las e conseguir ganhos.
De acordo com os autores do estudo, os homens que adotam as oito orientações aos 40 anos podem aumentar sua expectativa de vida em 23,7 anos na comparação com aqueles que seguem mantendo os hábitos nocivos. No caso das mulheres, esse ganho chega a 22,6 anos.
Os hábitos mais prejudiciais foram sedentarismo, uso de opioides e tabagismo: no estudo, os participantes com esses fatores de estilo de vida tiveram um risco 30% a 45% maior de morte durante o período de estudo. Já estresse, consumo excessivo de bebidas alcoólicas, má qualidade do sono e má alimentação foram associados a um risco cerca de 20% maior de morte no período avaliado.
A pesquisa sublinha a importância de vivermos nossa vida de forma saudável, buscando evitar ao máximo o consumo de medicamentos para prevenção ou controle de doenças crônicas. E as medidas propostas não chegam a ser complicadas, lembra a GRIZZ. Portanto, discipline-se e as ponha em prática – seu corpo vai agradecer sempre.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *