5 dicas do Sebrae para os prateados que querem empreender
Muitos maduros querem empreender no Brasil – segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), havia em 2020 mais de 1,9 milhão de proprietários de pequenos negócios no país com 60 anos ou mais, ou seja, aqueles que tentam uma nova carreira na maturidade. Os prateados têm características que favorecem empreendedores: a experiência profissional e a maturidade adquirida, itens relevantes para o êxito de qualquer organização. Além disso, a rede de contatos montada ao longo da vida pode ajudar muito no novo negócio.
Segundo o Sebrae, o sucesso empresarial está ligado a um tripé: domínio da operação do negócio, conhecimento de técnicas de gestão e perfil ideal do empreendedor (conjunto de características humanas que facilitam no processo do empreendedorismo). O avanço da idade serve para aprimorar esse perfil.
Algumas dicas da entidade ajudam na jornada dos 60+ no empreendedorismo e trazem novas perspectivas para a vida na longevidade:
Busque ajuda – Consulte especialistas que o ajudem a amadurecer sua ideia e a torná-la viável, além de indicar-lhe por onde começar.
Invista em capacitação – Especialize-se na área de interesse do negócio. Participe de cursos, seminários, feiras e exposições.
Inove – Analise o que há de novo no mercado para oferecer produtos ou serviços diferenciados.
Seja dedicado – Investir em um negócio exige determinação. Empreendedores de sucesso não têm medo de errar.
Invista no digital – A presença no mundo digital é fundamental na atualidade. Busque apoio em gente que conheça bem o assunto.
Uma pesquisa no portal do Sebrae e nos cursos que a entidade oferece pode ser muito útil para aprofundar conceitos e esclarecer dúvidas, sugere a GRIZZ.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *