5 alimentos que ajudam a prevenir o Alzheimer
Uma alimentação balanceada, aliada a uma vida social ativa, bons hábitos e exercícios físicos regulares, pode ajudar a prevenir doenças mentais como o Alzheimer. Esses problemas, que afetam a memória e a cognição, geralmente surgem com a idade e são associados à demência.
Alzheimer: condição afeta 1,2 milhão de pessoas no Brasil
O Alzheimer, que responde por 60% a 80% dos casos de demência, atingea cerca de 1,2 milhão de brasileiros, principalmente maduros entre 65 e 85 anos, segundo dados do Ministério da Saúde.
Pesquisa realizada pela Universidade de Newcastle revela que quem segue a dieta mediterrânea tem 23% menos risco de desenvolver demência.
O que é dieta mediterrânea?
A dieta mediterrânea prioriza a ingestão de vegetais, em especial os verde-escuros, frutas, feijões e oleaginosas, como nozes e castanhas. Além de grãos integrais e azeite.
Segundo nutricionistas, as dietas ou recomendações alimentares baseadas nesses alimentos, quando seguidas adequadamente e combinadas com exercícios físicos, atividades cognitivamente estimulantes e outras que desafiam o cérebro, podem resultar em uma redução ou até mesmo prevenção da demência em pessoas maduras.
Conheça os alimentos e seus benefícios:
Azeite de oliva
Rico em antioxidantes, protege as células cerebrais, reduz o envelhecimento precoce e aumenta o HDL, o chamado colesterol bom.
Legumes
A ingestão de uma xícara de legumes variados (como beterraba, abobrinha, repolho, cenoura e abóbora) por dia também é bastante salutar. Os pigmentos que colorem os vegetais contêm diferentes compostos bioativos que protegem o cérebro.
Peixes
O consumo deve ser preferencialmente assado ou grelhado. Peixes são ricos em ômega-3, que melhora o funcionamento dos neurotransmissores, reduzindo o risco de déficits cognitivos, além de aumentar a massa cinzenta. O atum e o salmão são os mais indicados.
Nozes
Previnem distúrbios cerebrais, tendo a capacidade de proteger o cérebro contra o estresse oxidativo e a inflamação, que agravam a saúde cognitiva.
Frutas
Morango, amora, framboesa, maçã e banana são ricas em flavonoides, necessários para a manutenção da função cognitiva e a redução do risco de demência e Alzheimer.
A GRIZZ recomenda a adoção da dieta mediterrânea para prevenção de doenças mentais como o Alzheimer. Além disso, combinada com uma vida social ativa, exercícios regulares e atividades cognitivas, uma boa nutrição é essencial para manter a saúde mental e a qualidade de vida.
Participe da GRIZZ
Se interessou pela GRIZZ e nossos conteúdos? Então fique à vontade para falar com a gente!
Ei, você viu?
Fique por dentro das notícias relacionadas
Deixe um comentário
O seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios são marcados com *